O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

CAMPO BOM

PONTOS TURÍSTICOS

Largo Irmãos Vetter

A 1° fábrica de calçados de Campo Bom foi a empresa Vetter e Cia., criada por Jacob Vetter, em 1890. Jacob iniciou a atividade no bairro Rio Branco com a fabricação de chinelos e beneficiamento de couros.

Em 1904, seus filhos Emílio e Gustavo Vetter criaram a empresa Vetter S/A Indústria e comércio, nas proximidades da estação do trem. Em 1918, foi inaugurada a nova fábrica de calçados Vetter, dando um notório impulso econômico a então colônia.

Anos mais tarde a prefeitura adquiriu o antigo prédio da fábrica e todo seu terreno, e então no ano de 2004 foi realizada uma importante obra, a construção do Largo Irmãos Vetter.

O espaço foi projetado para o desenvolvimento de atividades culturais e recreativas da comunidade e região, como a feira do livro, feiras de artesanato, exposições de artes, shows, teatros, entre outros. Mostra o perfil inovador do município, que buscou preservar todos os elementos e estruturas originais, valorizando os símbolos do passado.

O largo resgata a história do município, com monumentos gigantes e com a preservação da fachada da antiga fábrica de calçados dos irmãos Vetter. Fazem parte do espaço a chaminé/mirante com 40 metros de altura, anfiteatro, praça de brinquedos com gramado sintético, espelho d’água, mandalas, chafariz e outros monumentos.

O largo localiza-se no coração da cidade e compreende uma área total de mais de 13 mil metros quadrados. É uma obra de arte construída especialmente para que as famílias se reúnam naquele espaço e compartilhem momentos importantes da história da nossa Terra.