O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

CAMPO BOM

PONTOS TURÍSTICOS

Clube 15 de Novembro

Em 1911 os operários da empresa Vetter & Irmãos fundaram o Esporte Clube 15 de Novembro. Os jogos ocorriam em um potreiro no Morro das Pulgas. Os próprios atletas custeavam suas despesas com uniformes e excursões. Para jogar em Lomba Grande viajavam a cavalo passando por São Leopoldo ou pelo Passo da Cruz, em Sapiranga.

Uma reunião comunitária, em 3 de outubro de 1917, fundiu a Sociedade Tiro Alemã, a Sociedade de Canto Lyra e o Esporte Clube 15 de Novembro, originando a sociedade Concórdia.

Mais tarde o nome da sociedade mudaria definitivamente para Clube 15 de Novembro devido á predominância de sócios que eram fanáticos por futebol.

O 15 de Novembro possui três sedes. Na sede social estão a secretaria, o bolão, o restaurante, o tiro e a academia do clube. O prédio de 1917 possui arquitetura eclética, com fortes influências da imigração alemã e faz parte do patrimônio histórico de Campo Bom.

A segunda sede é a do departamento de tênis, que conta com cinco canchas iluminadas em um ambiente onde natureza e tranqüilidade se confundem. E na terceira sede, encontram-se o estádio de futebol Sady Schimdt e as piscinas do clube.

O 15 de Novembro destacou-se por sua atuação no futebol profissional sendo vice-campeão do Campeonato Gaúcho nos anos de 2002 e 2003, e 3° colocado na Copa do Brasil de 2004. Atualmente o time não está disputando nenhum campeonato por falta de patrocínio.